Acompanhada por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, nesta sexta-feira (06/05), uma vistoria na MultiAmbiental, empresa de coleta de lixo terceirizada pelo estado. Por não cumprir as normas de armazenamento dos detritos biológicos, a firma, localizada em Bonsucesso, foi notificada pelo instituto, podendo até ser multada numa próxima inspeção.
A vistoria foi realizada a partir de denúncias de moradores do bairro feitas ao Disque Meio Ambiente da comissão. Há meses eles convivem com o mau cheiro e o barulho dos caminhões da MultiAmbiental. Durante a fiscalização, foram encontrados resíduos de lixo hospitalar em carros e caminhões. “Sempre ficam alguns resíduos nos caminhões. Já o lixo do carro foi por culpa de um problema mecânico que tivemos. Isso impossibilitou que ele fosse devidamente descartado”, explicou o gerente da empresa, Augusto Jorge de Castro.
O analista ambiental do Inea, Leonardo Corrêa, não estabeleceu um prazo para a empresa se adequar, mas revelou que ela está infringindo gravemente as normas legais, pois o lixo hospitalar deve ser mantido a cerca de quatro graus. “Caso sua justificativa não seja satisfatória, o Inea aplicará uma multa numa próxima inspeção”, adiantou.
O advogado Leonardi Santos e os biólogos Gustavo Berna e Mariana Erthal, representantes da comissão, solicitaram a cópia da documentação da empresa para uma análise técnica. O grupo quer saber agora se a MultiAmbiental está funcionando legalmente.
(texto de Maria Rita Manes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário